Uso Criação e Confecção de Uniformes


Orientações Gerais

  1. A partir da publicação deste manual (versão de 2020), todos os regulamentos anteriores estão prescritos.
  2. O presente documento é destinado ao território da Divisão Sul Americana: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
  3. Todos os itens relacionados aos uniformes constituem privilégio exclusivo da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Divisão Sul-Americana para Aventureiros e Desbravadores.
  4. São de propriedade exclusiva da Igreja Adventista do Sétimo Dia os logotipos, emblemas, insígnias, tiras, distintivos, divisas, lenços, bandeiras, bandeirins e especialidades, sendo que as cores, tonalidades, tecidos, formato de costura e feitio são desenho industrial considerado privativos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  5. Os casos omissos e interpretações deste Regulamento de Uniformes serão solucionados pela DSA.
  6. É obrigação de todos estarem atentos as alterações das Orientações do Ministério dos Aventureiros - OMAs, Orientações do Ministério dos Desbravadores - OMDs e Notas Explicativas - NEs.
 

Regras de Uso do Uniforme

  1. Este Regulamento de Uniformes tem por objetivo definis as normas de uso e posse dos uniformes de: Aventureiros e Desbravadores, Líderes, Departamentais, Associados, Pastores, Coordenadores, Regionais, Distritais, Secretários(as) de Campo, União e Divisão.
  2. O uso correto do uniforme é fator primordial na boa apresentação individual e coletiva, contribuindo para o fortalecimento da disciplina e o bom conceito do clube perante a opinião pública.
  3. Constitui obrigação de todos os membros zelar por seus uniformes e pela correta apresentação em público. Somente poderão ser usados uniformes em conformidade com este regulamento.
  4. Não é permitido alterar as características dos uniformes, nem sobrepor qualquer peça, artigo, insígnia, ou distintivos de qualquer natureza, particularmente os que caracterizem origem militar, turística e/ou desportiva, política, comercial, estranhos a este regulamento.
  5. Os membros do Clube, especialmente quando uniformizados, devem portar-se dignamente, dando um exemplo à altura dos princípios simbolizados no uniforme.
  6. O uniforme somente será usado em: reuniões do clube, camporis, aventuris, cultos, desfiles, investiduras, convenções, cursos, congressos, reuniões especiais, campanhas de evangelismo e comunitárias, quando solicitado pela diretoria e em outras atividades oficiais.
  7. O lenço poderá ser usado com o uniforme oficial ou com roupas do dia a dia, desde que, sigam os princípios de modéstia cristã e decência e não façam apologia a marcas comerciais, clubes esportivos ou partidos políticos.
  8. Os lenços oficiais da DSA são o de cor vinho para Aventureiros e o amarelo para Desbravadores. Não e permitido a criação de quaisquer outros lenços comemorativos ou de eventos. No entanto é permitido a criação de prendedores de lenço comemorativos, de aniversário do clube ou eventos. Tais prendedores poderão ser usados com os uniformes B e C e com roupas do dia a dia.
  9. O uniforme de gala - Uniforme A (inclusive o lenço) não poderá ser usado:
    • Antes de estar inscrito no Clube.
    • Antes da Cerimônia de Admissão em Lenço para Aventureiros e Desbravadores;
    • Quando empenhado em vendas ou campanhas não comunitárias para obter lucro pessoal de natureza comercial, ou outros propósitos alheios aos interesses do Clube.
    • Em qualquer tempo ou lugar em que seu uso produza um reflexo negativo e rebaixe a sua dignidade;
    • Quando estiver incompleto;
    • Em passeio particular fora do interesse ou recomendação do Clube.
  1. Nenhum acampamento ou excursão poderá ser levado a efeito sem que os membros do Clube estejam identificados visualmente (lenço e/ou camiseta, etc.), haja obtido previamente a permissão da comissão da igreja e feito o seguro obrigatório.
  2. Os pastores distritais podem e devem usar o Uniforme A - Uniforme de Gala, respeitando as regras de uso, itens permitidos e grau de investidura correspondente.
  3. Com a finalidade de Promover as Várias atividades de MJ/MDA, seguem as regras para os departamentais destes Ministérios:
    • Departamental/Associado MDA: poderá usar o uniforme das 2 áreas que representa.
    • Departamental/Associado MJ: poderá usar somente o uniforme da área que representa.
    • Departamental/Associado MDA: poderá usar o uniforme das 2 áreas representa.
  1. O uso das insígnias de liderança no uniforme são permitidas somente àqueles que cumpriram os requisitos dos cartões de liderança: Líder, Pastor, Regional após aprovação da pasta e investidura.
 

Regras de Criação, Produção e Comercialização

  1. Compete exclusiva à Divisão Sul Americana criar ou alterar itens ou materiais para compor os uniformes oficiais, além de definir todas as normas para utilização dos mesmos e dos uniformes de atividades.
  2. É vedado aso estabelecimentos comerciais produzir ou comercializar itens ou materiais oficiais para desbravadores e aventureiros em desacordo com este Regulamento de Uniformes.
  3. A Divisão Sul-Americana detém a exclusividade de distribuição dos trunfos de seus Camporis, bem como as Uniões e Campos dos eventos em seus respectivos territórios, sendo, portanto, vedada a comercialização destes por qualquer empresa, exceto fornecedores oficiais que possuam autorização por escrito do Campo organizador.
  4. A Divisão Sul-Americana e as Uniões detém a exclusividade de distribuição de seus respectivos emblemas de campo.
  5. Os materiais produzidos para o uso da Associação/Missão e União deverão estar em total conformidade com este Regulamento de Uniformes.
  6. A criação de materiais promocionais e/ou personalizados podem conter os emblemas A1 - A4 - L A1 e D1 - D4 - L D1 - L D4. Os clubes, campos, uniões ou estabelecimento comerciais devem respeitar a sobriedade e dignidade do Clube de Desbravadores e Aventureiros, sendo proibida a inclusão dos emblemas em artigos como roupas íntimas, tapetes, chinelos e etc.
  7. Qualquer estabelecimento que tentar usar os termos de credenciado, produto, fornecedor, ou se justificar como um autorizado, parceiro ou qualquer outro termo na tentativa de se passar por oficial, sem fazer parte da lista dos credenciados permitidos pela DSA, estará sujeito às consequências judiciais cabíveis.
  8. Os fornecedores oficiais podem manter lojas filiais desde que tenham autorização da DSA, da União e do Campo onde pretendem comercializar os materiais descritos nesse Regulamento de Uniformes.
 

Regras para o credenciado - Produtor/Fornecedor Oficial

Divisão

  1. O MDA se reserva ao diretor de eleger estabelecimentos comerciais que serão credenciados e autorizados como produtor/fornecedor oficial para comercializar os materiais permitidos pela DSA em seu território.
  2. Os estabelecimentos comerciais devem observar rigorosamente a legislação empresarial e normas de proteção ao direito do consumidor de seu país de origem, além de estar em dia com suas obrigações tributárias.
  3. Os estabelecimentos credenciados deverão estar em total conformidade com as normas definidas por este regulamento de uniformes e demais orientações do MDA.
  4. A relação dos credenciados como produtor/fornecedor oficial da DSA será divulgada anualmente no site dos Desbravadores/Aventureiros
  5. A DSA enviará somente aos credenciados as tabelas de tamanho e medidas do Regulamento de uniformes.
  6. O selo Produtor Oficial identifica os estabelecimentos que receberam o privilégio intransferível de qualificação como credenciado pela DSA.
  7. A cada ano, os credenciados receberão um certificado comprovando seu credenciamento ou renovação do mesmo, com prazo de validade.
 

Uniões e Campos

  1. As Uniões e Campos devem respeitar as regras estabelecidas pela DSA e somente permitir em seus eventos o comércio de materiais oficiais atrás de produtos/fornecedores oficiais da DSA.
  2. As Uniões e Campos devem acompanhar os pedidos de materiais juntos ao SELS, para que mantenham a regularidade de compra junto aos credenciados.
  3. Os credenciados possuem recomendação automática de acesso aos eventos e camporis oficiais mediante os devidos acertos com os responsáveis pelo evento.
 

Credenciados

  1. É responsabilidade dos credenciados manter um material de qualidade, com boa durabilidade, preço justo e cumpri o prazo de entrega.
  2. Somente a DSA pode criar e regulamentar itens e materiais oficiais destinados aos Desbravadores e Aventureiros. Tentativas de buscar brechas no regulamento ou manuais oficiais para produzir/ou comercializar itens não previstos será considerado má fé, podendo implicar na perda do credenciamento.
  3. Será considerado falta grave, passível de descredenciamento, a confecção de uniformes ou itens para os mesmos em cores e/ou tecidos diferentes do especificado.
  4. Os credenciados não poderão nomear outros estabelecimentos comerciais como seus representantes. Poderão, todavia, mante filiais de acordo com o item 27 e a legislação vigente do país.
 

Processo de Credenciamento

  1. O processo de credenciamento é realizado uma vez a cada dois anos. A indicação para o credenciamento como fornecedor oficial parte da União, que faz a indicação à DSA levando em consideração as demandas locais.
  2. O interessado deve entrar em contato com o Campo local e solicitar a lista dos documentos necessários para a análise do pedido.
  3. A documentação completa deve ser entregue ao Campo local, que fará a conferência das formalidades legais. O Campo local é responsável por encaminhar a solicitação à União, que analisará o pedido e fará a indicação à DSA.
 

Saudação e Posição de Voto

Maranata

Saudação: Maranata
Contra senha: O Senhor logo vem.
A saudação é composta de um gesto e atitude. Na posição de sentido levantar o antebraço direito, mão espalmada, dedos unidos, polegar recolhido à palma da mão. Os quatros dedos representam as quatro letras "a" da palavra Maranata: Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a volta de Cristo. O polegar recolhido representa: nossa reverência diante da presença de Deus.

 

Posição para o voto

Na posição de sentido levantar o antebraço direito, mão espalmada, dedos unidos, polegar recolhido à palma da mão. O antebraço se desloca lateralmente em relação ao corpo, ficando paralelo a ele. A mão fica à altura do rosto, o ângulo entre o braço e o antebraço é igual a 45°. Para repetir o voto deve ser dada voz de comando: "Para o voto, posição." Após repeti-los o comando é:
"Descansar posição."
 

Posição para o Voto de Fidelidade à Bíblia

A pessoa que recita o voto segura com a mão esquerda uma Bíblia aberta e coloca a mão direita sobre a Bíblia. Os demais participantes fazem a saudação Maranata. Os Desbravadores que estão com a Bíblia também podem segurá-la com a mão esquerda colocar a mão direita sobre a mesma. Para repetir o voto deve ser dada voz de comando: "Para o voto à Bíblia, posição." Após repeti-los o comando é: "Descansar posição".
 

Uso Criação e Confecção de Uniformes


Orientações Gerais

  1. A partir da publicação deste manual (versão de 2020), todos os regulamentos anteriores estão prescritos.
  2. O presente documento é destinado ao território da Divisão Sul Americana: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
  3. Todos os itens relacionados aos uniformes constituem privilégio exclusivo da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Divisão Sul-Americana para Aventureiros e Desbravadores.
  4. São de propriedade exclusiva da Igreja Adventista do Sétimo Dia os logotipos, emblemas, insígnias, tiras, distintivos, divisas, lenços, bandeiras, bandeirins e especialidades, sendo que as cores, tonalidades, tecidos, formato de costura e feitio são desenho industrial considerado privativos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  5. Os casos omissos e interpretações deste Regulamento de Uniformes serão solucionados pela DSA.
  6. É obrigação de todos estarem atentos as alterações das Orientações do Ministério dos Aventureiros - OMAs, Orientações do Ministério dos Desbravadores - OMDs e Notas Explicativas - NEs.
 

Regras de Uso do Uniforme

  1. Este Regulamento de Uniformes tem por objetivo definis as normas de uso e posse dos uniformes de: Aventureiros e Desbravadores, Líderes, Departamentais, Associados, Pastores, Coordenadores, Regionais, Distritais, Secretários(as) de Campo, União e Divisão.
  2. O uso correto do uniforme é fator primordial na boa apresentação individual e coletiva, contribuindo para o fortalecimento da disciplina e o bom conceito do clube perante a opinião pública.
  3. Constitui obrigação de todos os membros zelar por seus uniformes e pela correta apresentação em público. Somente poderão ser usados uniformes em conformidade com este regulamento.
  4. Não é permitido alterar as características dos uniformes, nem sobrepor qualquer peça, artigo, insígnia, ou distintivos de qualquer natureza, particularmente os que caracterizem origem militar, turística e/ou desportiva, política, comercial, estranhos a este regulamento.
  5. Os membros do Clube, especialmente quando uniformizados, devem portar-se dignamente, dando um exemplo à altura dos princípios simbolizados no uniforme.
  6. O uniforme somente será usado em: reuniões do clube, camporis, aventuris, cultos, desfiles, investiduras, convenções, cursos, congressos, reuniões especiais, campanhas de evangelismo e comunitárias, quando solicitado pela diretoria e em outras atividades oficiais.
  7. O lenço poderá ser usado com o uniforme oficial ou com roupas do dia a dia, desde que, sigam os princípios de modéstia cristã e decência e não façam apologia a marcas comerciais, clubes esportivos ou partidos políticos.
  8. Os lenços oficiais da DSA são o de cor vinho para Aventureiros e o amarelo para Desbravadores. Não e permitido a criação de quaisquer outros lenços comemorativos ou de eventos. No entanto é permitido a criação de prendedores de lenço comemorativos, de aniversário do clube ou eventos. Tais prendedores poderão ser usados com os uniformes B e C e com roupas do dia a dia.
  9. O uniforme de gala - Uniforme A (inclusive o lenço) não poderá ser usado:
    • Antes de estar inscrito no Clube.
    • Antes da Cerimônia de Admissão em Lenço para Aventureiros e Desbravadores;
    • Quando empenhado em vendas ou campanhas não comunitárias para obter lucro pessoal de natureza comercial, ou outros propósitos alheios aos interesses do Clube.
    • Em qualquer tempo ou lugar em que seu uso produza um reflexo negativo e rebaixe a sua dignidade;
    • Quando estiver incompleto;
    • Em passeio particular fora do interesse ou recomendação do Clube.
  1. Nenhum acampamento ou excursão poderá ser levado a efeito sem que os membros do Clube estejam identificados visualmente (lenço e/ou camiseta, etc.), haja obtido previamente a permissão da comissão da igreja e feito o seguro obrigatório.
  2. Os pastores distritais podem e devem usar o Uniforme A - Uniforme de Gala, respeitando as regras de uso, itens permitidos e grau de investidura correspondente.
  3. Com a finalidade de Promover as Várias atividades de MJ/MDA, seguem as regras para os departamentais destes Ministérios:
    • Departamental/Associado MDA: poderá usar o uniforme das 2 áreas que representa.
    • Departamental/Associado MJ: poderá usar somente o uniforme da área que representa.
    • Departamental/Associado MDA: poderá usar o uniforme das 2 áreas representa.
  1. O uso das insígnias de liderança no uniforme são permitidas somente àqueles que cumpriram os requisitos dos cartões de liderança: Líder, Pastor, Regional após aprovação da pasta e investidura.
 

Regras de Criação, Produção e Comercialização

  1. Compete exclusiva à Divisão Sul Americana criar ou alterar itens ou materiais para compor os uniformes oficiais, além de definir todas as normas para utilização dos mesmos e dos uniformes de atividades.
  2. É vedado aso estabelecimentos comerciais produzir ou comercializar itens ou materiais oficiais para desbravadores e aventureiros em desacordo com este Regulamento de Uniformes.
  3. A Divisão Sul-Americana detém a exclusividade de distribuição dos trunfos de seus Camporis, bem como as Uniões e Campos dos eventos em seus respectivos territórios, sendo, portanto, vedada a comercialização destes por qualquer empresa, exceto fornecedores oficiais que possuam autorização por escrito do Campo organizador.
  4. A Divisão Sul-Americana e as Uniões detém a exclusividade de distribuição de seus respectivos emblemas de campo.
  5. Os materiais produzidos para o uso da Associação/Missão e União deverão estar em total conformidade com este Regulamento de Uniformes.
  6. A criação de materiais promocionais e/ou personalizados podem conter os emblemas A1 - A4 - L A1 e D1 - D4 - L D1 - L D4. Os clubes, campos, uniões ou estabelecimento comerciais devem respeitar a sobriedade e dignidade do Clube de Desbravadores e Aventureiros, sendo proibida a inclusão dos emblemas em artigos como roupas íntimas, tapetes, chinelos e etc.
  7. Qualquer estabelecimento que tentar usar os termos de credenciado, produto, fornecedor, ou se justificar como um autorizado, parceiro ou qualquer outro termo na tentativa de se passar por oficial, sem fazer parte da lista dos credenciados permitidos pela DSA, estará sujeito às consequências judiciais cabíveis.
  8. Os fornecedores oficiais podem manter lojas filiais desde que tenham autorização da DSA, da União e do Campo onde pretendem comercializar os materiais descritos nesse Regulamento de Uniformes.
 

Regras para o credenciado - Produtor/Fornecedor Oficial

Divisão

  1. O MDA se reserva ao diretor de eleger estabelecimentos comerciais que serão credenciados e autorizados como produtor/fornecedor oficial para comercializar os materiais permitidos pela DSA em seu território.
  2. Os estabelecimentos comerciais devem observar rigorosamente a legislação empresarial e normas de proteção ao direito do consumidor de seu país de origem, além de estar em dia com suas obrigações tributárias.
  3. Os estabelecimentos credenciados deverão estar em total conformidade com as normas definidas por este regulamento de uniformes e demais orientações do MDA.
  4. A relação dos credenciados como produtor/fornecedor oficial da DSA será divulgada anualmente no site dos Desbravadores/Aventureiros
  5. A DSA enviará somente aos credenciados as tabelas de tamanho e medidas do Regulamento de uniformes.
  6. O selo Produtor Oficial identifica os estabelecimentos que receberam o privilégio intransferível de qualificação como credenciado pela DSA.
  7. A cada ano, os credenciados receberão um certificado comprovando seu credenciamento ou renovação do mesmo, com prazo de validade.
 

Uniões e Campos

  1. As Uniões e Campos devem respeitar as regras estabelecidas pela DSA e somente permitir em seus eventos o comércio de materiais oficiais atrás de produtos/fornecedores oficiais da DSA.
  2. As Uniões e Campos devem acompanhar os pedidos de materiais juntos ao SELS, para que mantenham a regularidade de compra junto aos credenciados.
  3. Os credenciados possuem recomendação automática de acesso aos eventos e camporis oficiais mediante os devidos acertos com os responsáveis pelo evento.
 

Credenciados

  1. É responsabilidade dos credenciados manter um material de qualidade, com boa durabilidade, preço justo e cumpri o prazo de entrega.
  2. Somente a DSA pode criar e regulamentar itens e materiais oficiais destinados aos Desbravadores e Aventureiros. Tentativas de buscar brechas no regulamento ou manuais oficiais para produzir/ou comercializar itens não previstos será considerado má fé, podendo implicar na perda do credenciamento.
  3. Será considerado falta grave, passível de descredenciamento, a confecção de uniformes ou itens para os mesmos em cores e/ou tecidos diferentes do especificado.
  4. Os credenciados não poderão nomear outros estabelecimentos comerciais como seus representantes. Poderão, todavia, mante filiais de acordo com o item 27 e a legislação vigente do país.
 

Processo de Credenciamento

  1. O processo de credenciamento é realizado uma vez a cada dois anos. A indicação para o credenciamento como fornecedor oficial parte da União, que faz a indicação à DSA levando em consideração as demandas locais.
  2. O interessado deve entrar em contato com o Campo local e solicitar a lista dos documentos necessários para a análise do pedido.
  3. A documentação completa deve ser entregue ao Campo local, que fará a conferência das formalidades legais. O Campo local é responsável por encaminhar a solicitação à União, que analisará o pedido e fará a indicação à DSA.
 

Saudação e Posição de Voto

Maranata

Saudação: Maranata
Contra senha: O Senhor logo vem.
A saudação é composta de um gesto e atitude. Na posição de sentido levantar o antebraço direito, mão espalmada, dedos unidos, polegar recolhido à palma da mão. Os quatros dedos representam as quatro letras "a" da palavra Maranata: Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a volta de Cristo. O polegar recolhido representa: nossa reverência diante da presença de Deus.

 

Posição para o voto

Na posição de sentido levantar o antebraço direito, mão espalmada, dedos unidos, polegar recolhido à palma da mão. O antebraço se desloca lateralmente em relação ao corpo, ficando paralelo a ele. A mão fica à altura do rosto, o ângulo entre o braço e o antebraço é igual a 45°. Para repetir o voto deve ser dada voz de comando: "Para o voto, posição." Após repeti-los o comando é:
"Descansar posição."
 

Posição para o Voto de Fidelidade à Bíblia

A pessoa que recita o voto segura com a mão esquerda uma Bíblia aberta e coloca a mão direita sobre a Bíblia. Os demais participantes fazem a saudação Maranata. Os Desbravadores que estão com a Bíblia também podem segurá-la com a mão esquerda colocar a mão direita sobre a mesma. Para repetir o voto deve ser dada voz de comando: "Para o voto à Bíblia, posição." Após repeti-los o comando é: "Descansar posição".
 
Conteúdo retirado do site mda.wiki.br.
Consulte este artigo no link: https://mda.wiki.br/Uso_Criação_e_Confecção_de_Uniformes/