Hidratação


Definição

Hidratação essencialmente é a reposição de água no organismo, mantendo sua composição corporal. A água representa cerca de 60% do peso corporal de um adulto. A hidratação pode ser realizada por via oral ou intravenosa.
 
Segundo Burke (o.c.) na hidratação o fundamental de qualquer perda líquida, é que seja substituída por um volume adequado antes mesmos de se tentar corrigir as alterações eletrolíticas. Uma perda de líquidos que comprometa cerca de 20% do peso corporal pode ser fatal. Associado às funções da hidratação está a reposição de nutrientes à pacientes que não podem consumir alimentos por via bucal e a manutenção do acesso venoso em pacientes que venham necessitar de administração de medicamentos numa condição de internamento hospitalar.
 
IMPORTANTE:
Se você, algum familiar ou amigo apresentar três ou mais episódios de diarréia, em um intervalo de 24 horas, procure atendimento médico. Caso duas ou mais pessoas apresentem diarreia, náusea, vômito ou dor abdominal depois de comer e beber alimentos da mesma origem isso pode ser um surto. Por isso, notifique, imediatamente, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde
 
Sintomas da desidratação:
  • Cãibras;
  • Fadiga;
  • Elevação da frequência cardíaca;
  • Vertigens e tonturas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Alterações visuais e auditivas.

 
 

História

Recipientes

Cantil

Mochila de Hidratação

Garrafa Flexível

Caramanhola(Squeeze)

Limpeza e Desinfecção

 
 

Técnicas Purificação, Desinfecção & Filtragem

Dispositivos de purificação de água portáteis - melhor descritos como sistemas de tratamento de água de ponto de uso (Point of Use ? POU) e técnicas de desinfecção de água em campo - são unidades autônomas, geralmente manuseadas por entusiastas recreativos, militares, sobreviventes e pessoas sem acesso à água. fornecer serviços nos países em desenvolvimento para a purificação da água quando eles precisam obter água potável de fontes não tratadas (por exemplo, rios, lagos, lençóis freáticos etc.). Estes dispositivos e métodos pessoais visam tornar a água potável (ou seja, segura e palatável para fins de consumo - sem patógenos causadores de doenças ). Considere a aparência da água e filtre-a, se necessário. A desinfecção não funciona tão bem quando a água está turva ou colorida. Se a água estiver turva, deixe assentar e depois escorra a água limpa para outro vasilhame e despreze o resto que ficar no fundo do pote.
 
Nem o cloro (por exemplo, alvejante) nem o iodo isoladamente são considerados completamente eficazes contra o Cryptosporidium , embora sejam parcialmente eficazes contra o Giardia . O cloro é considerado um pouco melhor contra o último. Uma solução de campo mais completa que inclui desinfetantes químicos é primeiro filtrar a água, usando um filtro bombeado de cartucho cerâmico de 0,2 µm, seguido de tratamento com iodo ou cloro, filtrando assim Cryptosporidium, Giardia e a maioria das bactérias, juntamente com os vírus maiores, enquanto também usa desinfetante químico para tratar vírus e bactérias menores que o filtro não pode remover. Essa combinação também é potencialmente mais eficaz em alguns casos do que até mesmo usando desinfecção eletrônica portátil baseada em tratamento UV .
 

Calor

Fervura

O calor mata microrganismos causadores de doenças, com temperaturas e / ou duração mais altas exigidas para alguns patógenos. A esterilização da água (matando todos os contaminantes vivos) não é necessária para tornar a água segura para beber; só é necessário tornar os patógenos entéricos (intestinais) inofensivos. A ebulição não remove a maioria dos poluentes e não deixa nenhuma proteção residual.
 
A OMS afirma trazer água para ferver, então o resfriamento natural é suficiente para inativar bactérias, vírus e protozoários patogênicos.
 
O CDC recomenda ferver por um minuto. Em altitudes elevadas, porém, o ponto de ebulição da água cai. Em altitudes superiores a 2000 metros, a ebulição deve continuar por 3 minutos.
 
Todos os patógenos bacterianos são rapidamente mortos acima de 60 ° C, portanto, Os protozoários de Encysted podem exigir temperaturas mais altas para remover qualquer risco.
 
Embora a fervura não seja necessária para tornar a água potável e nem às vezes é suficiente, o tempo necessário para aquecer a água é geralmente suficiente para reduzir as concentrações bacterianas a níveis seguros. Para que haja essa redução são necessárias temperaturas acima de 63ºC por no mínimo 30 minutos. Alguns patógenos como o do botulismo necessitam de temperaturas superiores a 118ºC. As temperaturas mais altas podem ser alcançadas usando panela de pressão. Combinando o uso do calor como a luz ultravioleta (UV), como o método SODIS , reduz-se a temperatura e duração da fervura necessárias.
 
No Brasil, a orientação do Ministério da Saúde é ferver a água por 3 minutos. Lembre que a fervura inicia quando a agua atinge seu ponto de ebulição.
 

 

Destilação Solar

A destilação solar depende da luz solar para aquecer e evaporar a água a ser purificada, que então se condensa e escorre para um recipiente. Em teoria, uma detilação solar (condensação) ainda remove todos os patógenos, sais, metais e a maioria dos produtos químicos, mas na prática de campo a falta de componentes limpos, fácil contato com a sujeira, construção improvisada e perturbações resultam em água mais limpa e contaminada.
 
Vantagens e Desvantagens da Destilação Solar
 
Pontos positivos:
  • Fácil de usar, simples de fazer e custo de manutenção baixo;
  • Combustível usado sem custo, de livre acesso, silencioso e não poluente (Radiação solar);
  • Alta eficiência na remoção de poluentes, superiores a 90%, se manipulado adequadamente;
  • Um destilador bem operado, produzirá água livre de sais e contaminações microbiológicas;
  • Se construído com um bom isolamento térmico, a produção de água destilada poderá ocorrer também no período noturno;
  • Destiladores de tamanho pequeno e portáteis, são de fácil fabricação e podem ser usados em situações de emergências;
Pontos negativos
  • Necessidade de limpeza periódica para remoção dos resíduos gerados no fundo do destilador, podendo reduzir o rendimento;
  • Produção de baixo volume de água;
  • Pequenas falhas na vedação, pode facilitar o vazamento de calor diminuindo significantemente a produção do destilador;
  • A evaporação natural se aplica às regiões de altos índices de insolação;
 
Como Construir um Destilador solar improvisado
  • Esta fantástica engenhoca pode extrair até um litro e meio de água pura em 24hs!
  1. Cave um buraco em forma de cilindro, com mais ou menos um metro de diâmetro e 50cms de profundidade;
  2. No fundo, coloque uma lata, marmita, panela ou outro objeto capaz de reter a água;
  3. Dentro do buraco, ponha alguns pedaços de madeira ou ramos verdes;
  4. Cubra inteiramente o buraco com uma folha de plástico fina;
  5. Use pedras para prender as bordas do plástico, para que ele não caia para dentro do buraco;
  6. Com cuidado, ponha uma pedra menor no centro do plástico, formando um bico em direção ao fundo do buraco. Este bico deve ficar exatamente sobre o recipiente que está no fundo. Mas, atenção: a folha de plástico não pode tocar nas paredes laterais do buraco!
  7. No final do dia, desmonte o aparelho, recolha a água e, em seguida, monte-o de novo;
  8. Este maravilhoso aparelho só dará certo em lugares abertos na mata, onde haja sol durante grande parte do dia.


 

Filtragem

Para o tratamento de água os filtros tem como principal função a remoção de partículas responsáveis pela "cor" e "tubidez", pois estas características da água reduzem a eficácia da etapa de desinfecção. Quanto menor a porosidade de um filtro mais eficiente ele se torna para "reter" alguns dos microorganismos patógenos.
 
Como técnica auxiliar no processo de filtragem por vezes é recomendado que se realize a decantação antes da filtração. O processo de decantação baseia-se em deixar a mistura em repouso por algum tempo. Com isso, as impurezas depositam-se ao fundo do recipiente, ou seja, elas sedimentam, diminuindo a turbidez da água. Assim, basta realizar uma decantação para separar o barro da água. A decantação consiste em simplesmente transferir com cuidado o líquido que ficou na parte de cima para outro recipiente. Esse processo é ilustrado na imagem a seguir:


Observe que a sifonação é um tipo de decantação, e é realizada com o uso de um sifão ou uma mangueira que faz a sucção da parte líquida, transferindo-a para outro recipiente. Para fazer a sifonação o recipiente com a mistura a ser separada deve ficar mais alto do que o recipiente que vai receber a agua limpa. Assim, com uma mangueira cheia com água limpa, com od dedo feche as duas pontas. Coloque uma das pontas dentro da água decantada e solte esta ponta da mangueira. Em seguida, coloque a outra ponta no recipiente vazio e e abra a ponta da mangueira.
 

Adsorção de Carvão Ativado

A filtragem granular de carvão ativado utiliza uma forma de carvão ativado com alta área superficial e adsorve muitos compostos, incluindo muitos compostos tóxicos . A passagem de água através de carvão ativado é comumente usada em conjunto com filtros bombeados manualmente para tratar contaminação orgânica , gosto ou odores desagradáveis.
 
Os filtros de carvão ativado geralmente não são usados como técnicas primárias de purificação de dispositivos de purificação de água portáteis, mas sim como meios secundários para complementar outra técnica de purificação.
 
É mais comumente implementado para pré ou pós-filtragem, em uma etapa separada da filtragem de cerâmica, em qualquer um dos casos sendo implementada antes da adição de desinfetantes químicos usados para controlar bactérias ou vírus que os filtros não podem remover.
 
O carvão ativado pode remover o cloro da água tratada, removendo qualquer proteção residual que permaneça na água protegendo contra patógenos, e não deve, em geral, ser usado sem cuidadosa reflexão após os tratamentos de desinfecção química no processamento de purificação de água portátil.
 
Os filtros de cerâmica / núcleo de carbono com um tamanho de poro de 0,5 µm ou menor são excelentes para remover bactérias e cistos e, ao mesmo tempo, remover produtos químicos.
 

Filtros de Bomba Portátil

Estão disponíveis comercialmente com filtros cerâmicos que filtram de 5.000 a 50.000 litros por cartucho, removendo patógenos até a faixa de 0,2 a 0,3 micrômetro (µm). Alguns também utilizam filtragem de carvão ativado. A maioria dos filtros deste tipo remove a maioria das bactérias e protozoários, como Cryptosporidium e Giardia lamblia, mas não os vírus, exceto os maiores diâmetros de 0,3 µm ou maiores, então a desinfecção por produtos químicos ou luz ultravioleta ainda é necessária após a filtração. Vale a pena notar que nem todas as bactérias são removidas por filtros de bomba de 0,2 µm; por exemplo, filamentos de Leptospira spp. (que pode causar leptospirose) são finos o suficiente para passar por um filtro de 0,2 µm.
 
Aditivos químicos eficazes para tratar deficiências nos filtros de bombas incluem cloro, dióxido de cloro, iodo e hipoclorito de sódio (água sanitária). Existem no mercado polímeros e filtros cerâmicos que incorporam o pós-tratamento com iodo nos seus elementos filtrantes para matar os vírus e as bactérias menores que não podem ser filtradas, mas a maioria desapareceu devido ao gosto desagradável transmitido à água, bem como possíveis efeitos adversos à saúde quando o iodo é ingerido por períodos prolongados.
 
Enquanto os elementos de filtração podem fazer um excelente trabalho de remover a maioria das bactérias e fungos contaminantes da água potável quando novos, os elementos em si podem se tornar locais de colonização. Nos últimos anos, alguns filtros foram melhorados pela ligação de nanopartículas de metal de prata ao elemento cerâmico e / ou ao carvão ativado para suprimir o crescimento de patógenos.
 
Filtros de osmose reversa pequenos, bombeados manualmente foram originalmente desenvolvidos para os militares no final da década de 1980 para uso como equipamento de sobrevivência, por exemplo, para serem incluídos com jangadas infláveis em aeronaves. Versões civis estão disponíveis. Em vez de usar a pressão estática de uma linha de abastecimento de água para forçar a água através do filtro, a pressão é fornecida por uma bomba manual, similar em função e aparência à pistola de graxa de um mecânico. Esses dispositivos podem gerar água potável a partir da água do mar.
 

MiniSawer®
LifeStraw®
Características:



  • Peso do filtro: 56 gramas
  • Dimensões: 14cm x Ø4cm;
  • Material: Plástico e Fibra oca;
 
 
  • Capacidade de filtragem: 370.000 litros
  • Conteúdo: 1 Filtro Mini Sawyer, 1 Bolsa de água (squeeze flexível de 470ml), 1 canudo (16 cm) e 1 Seringa para limpeza
  • Peso do filtro: 45 gramas
  • Dimensões: 22cm x Ø3cm
  • Material: Poliestireno de alto impacto e Resina Halogenada+Carbono granular ativado (impregnado de prata)
  • Capacidade de filtragem: 4.000 litros
 
  • Conteúdo: 1 Filtro Lifestraw
 
 
 
 
Generalidades:



  • Apenas UM DOS LADOS do filtro MINI Sawyer possui ROSCA para ser parafusado em garrafas PET ou squeezes. ATENÇÃO: É POR ESTE LADO QUE DEVE ENTRAR A ÁGUA A SER PURIFICADA.
 
  • O filtro MINI Sawyer pode ser utilizado de ínúmeras maneiras diferentes. Em combinação com mochilas de hidratação (acoplado a mangueira do equipamento), fixado em garrafas PET ou squeezes ou diretamente pela boca, utilizando assim a mangueira prolongadora que acompanha o produto.
 
  • Os filtros MINI Sawyer de tempos em tempos podem sofrer um decréscimo na velocidade de filtragem das águas. Isto acontece porque as partículas que foram filtradas vão bloqueando o fluxo natural do dispositivo. A manutenção e prevenção do filtro é extremamente simples e para isto basta aplicar um pouco de água filtrada pelo próprio equipamento no sentido contrário do processo. Utilize a seringa que acompanha o kit para executar este procedimento.
  • Prepare o filtro abrindo a tampa inferior e deixando o dispositivo na água por 20 segundos. Abra a tampa superior e dê 5 goles fortes rapidamente fazendo a água fluir. Sopre através do seu LifeStraw® regularmente após beber, para manter o filtro limpo e evitar entupimentos. Feche as duas tampas quando não estiver em uso. Verifique seu equipamento antes de sair! Repita os passos acima para conferir a funcionabilidade do equipamento. Está com baixo fluxo? Sopre pelo bico para eliminar possíveis bolhas de ar na membrana.
 
  • A eficácia do LifeStraw® pode ser limitada devido a condições ambientais ou de higiene que poderia contribuir para a recontaminação da água depois de passar pelo filtro interno de produtos. Essas condições incluem, entre outras:
  1. Manuseando o bocal com as mãos sujo ou contaminado.
  2. Falha em manter o bico limpo e a parte externa.
  3. Falha ao parar de usar o produto quando indicado nas recomendações do fabricante.
  4. Usando o filtro quando o plástico estiver rachado.
  5. Uso ou exposição a calor extremo (temperaturas superior a 60ºC) ou a temperaturas de congelamento (abaixo de OºC).
 
ATENÇÃO



  • Todas as vezes que for utilizar o MINI Sawyer descarte um pouquinho da primeira água filtrada. Este processo ajuda a manter o bico do filtro limpo evitando Contaminações acidentais.
  • O LifeStraw® não filtrará mais a água quando o produto chegou o fim de sua vida útil. A incapacidade de beber água através do LifeStraw® indica que o produto deve ser substituído.

 
 

Filtros Improvisados

Filtros de água podem ser fabricados utilizando-se de recursos naturais simples, como areia, pedras, carvão e fibras (sisal, pano limpo, toalha de papel, filtro de café, frutos de algodão,etc.), encontrados em abundância e facilmente no ambiente urbano e selvagem. Armazene a água filtrada em recipientes limpos com tampas. Filtros, muitas vezes quando utilizados por soldados e entusiastas do ar livre, fazem pouco, ou nada, para diminuir germes e outros contaminantes prejudiciais, podendo ter uma falsa sensação de segurança de que a água assim produzida está potável. A água processada através de um filtro improvisado deve passar por processamento secundário, como a fervura, para torná-lo seguro para o consumo. Devido ao seu baixo custo, eles podem ser feitos e usados por qualquer pessoa. A confiabilidade do processamento da água por estes filtros é altamente variável, depende dos materiais utilizados, da qualidade da água e do processo de fabricação.
 
Como fazer um filtro improvisado:
Algumas informações importantes a considerar antes de começar a confeccionar o filtro:
  1. Reduza o risco de contaminação por compostos químicos, colete os recursos para fazer o filtro de preferência longe das fontes de água e leito de rios e lagoas. Se as aguas estiverem contaminadas, a areia e os fragmentos de rocha também estarão;
  2. Se possível faça madeira carbonizada(carvão feito por queima indireta da madeira), será mais porosa do que o carvão simples da fogueira. Se usar carvão da fogueira, tenha certeza que esta fogueira tenha queimado nada que não tenha sido madeira. A queima de plásticos, papéis, etc, pode transferir contaminantes para o carvão;
  3. Escolha recipiente livre de contaminantes químicos, como frascos de inseticidas, fertilizantes, tanques de combustível, etc.
  4. A areia tem por finalidade a remoção de partículas sólidas. Enquanto que o carvão é responsável pela remoção de odores, gosto, cor e dependendo da irregularidade e do tamanho do grão podem remover parcialmente alguns tipos de bactérias e parasitas.
  5. Lembre de que 50% a 70% do volume do recipiente deve ser ocupado com a água a ser filtrada. O "peso" da coluna de água, aumenta a velocidade de filtragem.
 
Instruções de construção
1ª Camada: Escolha o recipiente adequado e faça um furo na sua Base para a coleta de água. Agora coloque um pedaço de fibra sobre o orifício feito, isto evita que parte do conteúdo da próxima camada saia por este orifício.
 
2ª Camada: Colocar carvão pulverizado, e preferencia, na ultima camada. Colocar aproximadamente 1 a 2 dedos (cerca de 1cm a 2cm, veja segmento A da figura abaixo).
 
3ª Camada: Esta camada deve ser usado areia, quanto mais fina melhor. Colocar aproximadamente 2 a 3 dedos (cerca de 4cm a 6cm, veja segmento B da figura abaixo).
 
4ª Camada: Por fim coloque aproximadamente 2-3 dedos (cerca de 5cm a 7cm, veja segmento C da figura abaixo), de fragmentos de rocha. Pode dividir esta camada em duas, se for usar dois diferentes tamanhos de fragmentos de rocha. Exemplos de materiais a serem usados: Pedregulhos, cascalho, seixos ou bolas de barro cozida.
OBS:De acordo com uma norma da ABNT, a NBR 6502 sobre Rochas e solos - Terminologia de 1995, define-se pedregulho como solo formado por minerais ou partículas de rocha, com diâmetro compreendido entre 2,0 mm até 60 mm que, quando arredondados ou semi-arredondados, são denominados de cascalho ou seixo.
 
OBS:As camadas podem ser invertidas ou repetidas, conforme a necessidade ou a técnica empregada.
IMPORTANTE
 
Cada camada individalmente não é eficiente sozinha. A filtração permite que a água se torne límpida, com sabor e odor mais agradáveis. Porém, não é suficiente para garantir a potabilidade da água, pois parte dos micróbios é capaz de ultrapassar as camadas de areia dos filtros.

 




Filtro com algodão + carvão pulverizado + 2 tipos diferentes de areia + Pedregulhos/Seixos. A própria mão como unidade de medida para determinar a espessura das camadas. Filtro com carvão triturado em pequenos pedaços + 2 camadas da mesma areia + 2 camadas de Pedregulhos/Seixos.

 
 

Cloro

Halazona®


Nome quimico
Sinônimo(s)
Fórmula química
ácido 4-diclorossulfamil benzóico
Ácido 4 - ((dicloroamino) sulfonil) benzóico;
Halazone; Pantocid; Halazon; Cloritines;
Pantocide; Pantosid; Pantotsid; Pentocid;
Zeptabs; Halazonum; Halazono;
4-(Dichlorosulfamoyl)benzoic Acid;
p-Sulfondichloramidobenzoic acid;
p-Carboxybenzenesulfondichloroamide;
Parasulfondichloramido benzoic acid;
4-(N,N-Dichlorosulfamoyl)benzoic acid;
p-(N,N-Dichlorosulfamyl)benzoic acid;
p-(N,N-Dichlorosulfamoyl)benzoic acid;
p-(Dichlorosulfamoyl)benzoic acid;
Benzoic acid, 4-[(dichloroamino)sulfonyl];
Benzoic acid, p-(dichlorosulfamoyl);
p-Dichlorosulfamoylbenzoic acid;
Benzoic acid, 4-((dichloroamino)sulfonyl);
4-[(dichloroamino)sulfonyl]benzoic acid;
4-(N.N-Dichlorosulfamoyl)benzoic acid;
Benzoic acid,4-[(dichloroamino)sulfonyl];
p-(N,N-Dichloro-Sulfamyl)Benzoic Acid;
p-(N,N-Dichlorosulfamyl)Benzoic Acid;.
C7H5Cl2NO4S

É um pó cristalino branco feito de um composto de cloro da família Benzenossulfonocloramidas ( N- clorobenzenossulfonamidas)
Ácidos sulfamoilbenzóicos . Transmite um forte sabor e cheiro de cloro à água. A halazona foi desenvolvida no início do século 20 e foi usada durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1940, os comprimidos de Halazone estavam disponíveis como tratamento de água.
Os comprimidos de halazona à base de cloro eram antigamente usados popularmente para a purificação de água portátil. O cloro na água é mais de três vezes mais eficaz como desinfetante contra Escherichia coli do que o iodo. Os comprimidos de halazona eram, portanto, comumente usados durante a Segunda Guerra Mundial por soldados americanos para purificação de água portátil, sendo inclusive incluídos em pacotes de acessórios para rações C até 1945.
 

INSTRUÇÕES DE USO

Os comprimidos de halazona foram dimensionados de modo que dois comprimidos, dissolvidos em um cantil cheio, de cerca de 950ml, desinfetariam a água. A principal limitação dos comprimidos de halazona foi a vida útil muito curta dos frascos abertos, tipicamente 3 dias ou menos, ao contrário dos comprimidos à base de iodo, que têm uma vida útil útil de 3 meses.

 

Clor·in®


Nome quimico
Sinônimo(s)
Fórmula química
Dicloroisocianurato de sódio
Dicloro-S-Triazinetrione de Sódio; Troclosene sodium; Ácido dicloro-iso-Cianúrico; Dicloro-iso-Cianurato de Sódio
NaCl2(NCO)3x2H2O

Os isocianuratos clorados são derivados do ácido cianúrico, descritos como trionina s-triazina clorada. Existem três composições químicas primárias de isocianuratos clorados: (1) ácido tricloroisocianúrico (TCCA) (Cl3(NCO)3), (2) dicloroisocianurato de sódio (diidrato) (NaCl2(NCO)3X2H2O), e (3) dicloroisocianurato de sódio (anidro) (NaCl2(NCO)3).
 
Este princípio ativo é um sal clorado (isocianurato clorado) granulado, disponíveis em pó, granular, sólido(pastilhas e comprimidos). Possui duas moléculas de cloro e substitui os hipocloritos. Teor de cloro ativo: 1,0%
 
Não forma substâncias cancerígenas como os hipocloritos, e conforme seu registro na ANVISA, pode ser utilizado para a desinfecção de:
  1. Água para consumo humano;
  2. Água para piscinas;
  3. Desinfecção de alimentos;
  4. Higienização de ambientes.
 

INSTRUÇÕES DE USO

  1. Colocar uma pastilha em recipiente contendo de 500 ml a 1 litro de água.
  2. Aguardar 30 minutos antes de consumir.
 
Vantagens de uso: Recomendado para as ocasiões onde haja falta de segurança ou dúvidas sobre a qualidade da água, tornando potável águas provenientes de poços, chuva, riachos, mananciais e até mesmo água parada; eficácia comprovada contra os principais microrganismos transmissores de doenças; totalmente seguro e inócuo à saúde humana e animal; fácil de usar, transportar e armazenar. Estabilidade e rendimento superiores aos hipocloritos; ideal para uso em atividades externas como caminhadas, camping, ecoturismo, atividades náuticas e esportivas e para o uso doméstico regular como forma de garantir a saúde da família; utilizado em kits de programas de ajuda humanitária em casos de enchentes ou catástrofes climáticas; princípio ativo aprovado pela Organização Mundial da Saúde, Fundação Nacional da Ciência, Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, entre outras organizações internacionais e nacionais.
 
OBS1:Os comprimidos de cloro são mais eficientes e estáveis para a desinfecção da água do que a água sanitária ( hipoclorito de sódio ), pois a versão líquida tende a degradar-se com o tempo, mesmo na prateleira dos supermercados, e a dar resultados não preconizados.
OBS2:Consulte o site da ANVISA, e veja se o produto possui registro e qual a finalidade descrita no registro. Por exemplo, não se deve utilizar um produto registrado para tratamento de água para piscina, em tratamento de água para consumo humano, assim como um produto para água de consumo humano, não deve ser utilizado para higienização de alimentos. Não pode ser chamado de orgânico, pois seu processo de produção é industrial, mas existe um produto que possui certidão de orgânicos, chamado Clor·in®.

 
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e Population Services International (PSI) promovem um produto similar (uma solução de hipoclorito de sódio a 0,5% - 1,5%) como parte de sua estratégia Safe Water System (SWS). O produto é vendido nos países em desenvolvimento sob marcas locais, especificamente para desinfetar a água potável.
 

Hipoclorito de Cálcio Granulado


Nome quimico
Sinônimo(s)
Fórmula química
Hipoclorito de Cálcio Hidratado
Cal Clorada; Hipoclorito de Cálcio.
(Ca(ClO)2)

CARACTERÍSTICAS: Pó branco ou granulado.
APLICAÇÕES: Utilizado no tratamento de piscinas, higienização de ambientes, entre outros.
MANUSEIO E ESTOCAGEM: Armazenar em local fresco, seco e bem ventilado. Manter longe do calor, faíscas, chamas, luz solar direta e outras fontes de calor, inclusive cigarros.
RISCOS À SAÚDE: Evitar contato com os olhos, pele ou roupa.
 

INSTRUÇÕES DE USO

  1. O primeiro passo é fazer uma Solução de Cloro que você vai usar para desinfetar sua água. Para sua segurança, faça-o em uma área ventilada e use proteção para os olhos.
  2. Adicione uma colher de chá cheia (aprox. ¼ onça, aproximadamente igual a 7 gramas) de hipoclorito de cálcio granular de alto teste (HTH) a dois galões(aproximadamente igual a 7,5 litros) de água e mexa até que as partículas se dissolvam. A mistura irá produzir uma Solução de Cloro de aproximadamente 500 miligramas por litro.
  3. Para desinfetar a água, adicione uma parte da solução de cloro a cada 100 partes de água que você está tratando. Isso é aproximadamente o mesmo que adicionar 16 onças (aproximadamente a 470ml) da Solução de Cloro a 12,5 galões de água (aproximadamente a 47 litros).
  4. Se o sabor do cloro for muito forte, coloque a água de um recipiente limpo em outro e deixe repousar por algumas horas antes de usá-lo.
CUIDADO:
O HTH é um oxidante muito poderoso. Siga as instruções no rótulo para manuseio seguro e armazenamento deste produto químico.

 

 
OBS:Existe diferença entre os valores da "Onça líquida(americana)" para Onça. A primeira trata-se de medida de volume equivalente a 29,5735 mililitros e a segunda é referente a medida de massa, na qual equivale a 28,3495 gramas. "Um galão americano" equivale a 3,78541 litros. Considerando que as informações foram tiradas de documento emitido pela Agencia de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, não confunda com as unidades de medida praticadas no Reino Unido.

 

Hipoclorito de Sódio

O hipoclorito de sódio é utilizado como desinfetante, sendo também utilizado para purificar a água para uso e consumo humano. O hipoclorito de sódio também é encontrado na água sanitária, que é vendida em solução de 2,0 a 2,5% de hipoclorito de sódio.
Para purificar a água para consumo humano recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de água sanitária para cada 1 litro de água. Essa solução deve ser guardada dentro de um recipiente não transparente, como um pote de barro ou uma garrafa térmica, por exemplo. É importante manter o recipiente tapado e esperar 30 minutos após pingar as gotinhas para consumir a água. Este tempo é necessário para que o desinfetante faça efeito, matando todos os microrganismos. Lembre de desinfetar os recipientes para armazenar alimentos e água antes de usá-los.
 
Procedimentos para higienização com hipoclorito de sódio (2,5%) em situações de emergência
  1. Durante uma enchente, é possível que a água e os alimentos não estejam em condições adequadas para consumo, exigindo-se, desta forma, procedimentos básicos para garantir sua qualidade.
  2. Para não se contaminar com água de enchente ou lama no momento da limpeza, utilize equipamentos de proteção individual (botas, luvas, máscara). Botas e luvas podem ser substituídas por sacos plásticos e a máscara por pano ou lenço limpo.
  3. Utilize hipoclorito de sódio (2,5%) para as atividades de higienização.
  4. Leia e siga as instruções da tabela do panfleto abaixo CUIDADOS COM ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO, do Ministério da Saúde. (O link do panfleto encontra-se nas Referências.)
  5. Nunca misture hipoclorito de sódio (2,5%) com amoníaco, nem com outros produtos de limpeza.
 

 

Hidrosteril®


Nome quimico
Solução contendo:
Cloro ativo 8,0mg/ml
+Permanganato de Potássio 0,1mg/ml
+Água deionizada qsp 1ml

Pode ser utilizado para a desinfecção de:
  1. Água para consumo humano;
  2. Desinfecção de alimentos;
  3. Higienização de utensílios.
 
OBS:O fabricante promete a esterilização na descrição de sua bula, mas o conceito de esterilização é a ausência total de qualquer microrganismo, enquanto a desinfecção tem por objetivo reduzir a quantidade de microrganismos a níveis mais seguros, não garantindo portanto a eliminação total destes, restando apenas os mais resistentes que são eliminados apenas com o processamento em equipamentos especiais que utilizam pressão e calor, como ocorre com uma "panela de pressão" por exemplo. O "cloro" NÃO possui a capacidade de esterilizar de forma eficiente, é indicado como saneante ou desinfetante, conforme explicado no link abaixo(slide nº29).

 

Abaixo está o Modo de usar indicado pelo fabricante.

Água para beber
1 gota para cada litro de água. Aguarde 3 minutos e utilize normalmente.
Frutas, verduras e legumes Antes de realizar a desinfecção lave bem os alimentos removendo todo tipo de sujeira visível. Coloque os alimentos em um recipiente NÃO metálico e cubra-os com água adicionando 10 gotas para cada litro de agua em que os alimentos estão imersos. Aguarde 10 minutos e utilize-os normalmente sem lavá-los para não correr o risco de recontaminá-los.
Mamadeiras,chupetas e utensílios do bebê e "mascaras de nebulização" Lave bem removendo todo tipo de sujeira visível e resíduos. Coloque os utensílios e acessórios em um recipiente NÃO metálico e cubra-os com água adicionando 10 gotas para cada litro de agua em que estes estão imersos. Aguarde 10 minutos e utilize-os normalmente sem lavá-los para não correr o risco de recontaminá-los.

Precauções: Não oferece risco a saúde, mesmo que ingerido em quantidades maiores que as indicadas. Entretanto, o produto pode causar manchas em roupas de tecidos não sintéticos como o algodão, se não for lavado imediatamente após o contato.


 

Iodo

Os produtos de desinfecção à base de iodo disponíveis hoje podem ser divididos em duas categorias; soluções de iodo e resinas de iodo. Trataremos aqui sobre as soluções de iodo por serem "mais fáceis" de serem encontradas por leigos e profissionais da saúde, na indústria brasileira.
 
O Iodo mata bactérias e vírus. Alguns protozoários como a Cryptosporidium são resistentes ao iodo. Por isso, não deve ser o único meio de tratamento, sendo bastante eficiente quando usado junto com o uso de filtros. Para usar o iodo da maneira mais eficaz como desinfetante, o pH deve estar próximo de neutro a levemente alcalino (pH 7 a 7,5). No geral, a eficácia da desinfecção do iodo não é tão fortemente influenciada pelo pH quanto o cloro.
 
Utilize doses mais baixa em água limpa e morna ( >15ºC ), e doses mais altas em água muito fria ou turva. Permita até 40 min de tempo de contato adicional para a inativação de cistos de Giardia em águas mais frias ( <5ºC ), Águas mais frias e/ou escuras pedem uma concentração maior de iodo e mais tempo para fazer efeito.
 
Grávidas e pessoas com problemas de tireóide não devem usar este método. Para a maioria das pessoas, o risco é pequeno se usado apenas durante duas ou três semanas continuamente.
 
 

Nome quimico
Sinônimo(s)
Fórmula química
Uso recomendado
por litro de água
Hidroperiodeto de tetraglicina(Comprimidos de iodo)

C32H84I14N16O32
1) Diluir 1 comprimido. Ou 2 comprimidos se àgua for turva ou corada
2) Mexa e deixe a água descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.
1-etil-2-Pirrolidinona, homopolímero, composto com iodo 10% Iodopovidona; Povidona-iodo(PVPI). C6H9I2NO 1) Diluir 7 gotas. Ou 14 gotas se àgua turva ou corada.
2) Mexa e deixe a água descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.
1g de Iodo
+2g de Iodeto de potássio
+100ml de etanol
Tintura de Iodo 2% I+KI+C2H5OH 1) Diluir 5 gotas. Ou 10 gotas se àgua turva ou corada.
2) Mexa e deixe a água descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.


 

Radiação

SODIS (Solar Water Desinfection)

Na desinfecção solar da água ( SODIS ), os micróbios são destruídos pela temperatura e pela radiação UVA fornecida pelo sol . A água é colocada em uma garrafa plástica PET transparente ou em um saco plástico, oxigene-a agitando as garrafas tampadas parcialmente cheias antes de enchê-las até o final e deixe ao sol de 6 a 24 horas sobre uma superfície refletora. Esta técnica não funciona em águas turvas.

Luz UV

 
 

Comparação entre os metodos



Adsorção
Cloração
Destilação
Fervura
Filtragem
Iodação
Radiação
Remove
Microorganismos
Patogênicos

Sim
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Sim
Remoção de Particulas Sim Não Sim Não Sim Não Não
Remoção de Poluentes Sim, parcialmente Não Sim, depende dos
materiais usados
no destilador
Não Não Não Não
Proteção Residual Não Sim Não Não Não Sim Não

 

Dicas

Dica água gelada por maior tempo na Mochila de Hidratação

 


Referências

  1. Hidratação - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidratação
  2. Tintura de Iodo - https://pt.wikipedia.org/wiki/Tintura_de_iodo
  3. Isocianuratos Clorados da República Popular da China: Pedido de Direitos Compensatórios - Um aviso da Administração do Comércio Internacional de 13/11/2014 - https://www.federalregister.gov/documents/2014/11/13/2014-26795/chlorinated-isocyanurates-from-the-peoples-republic-of-china-countervailing-duty-order
  4. O que é dichloro -s-triazinetrione de sódio? - Yahoo Respostas - https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130316075052AAcEVM1&guccounter=1
  5. Comprimidos militares da purificação de água militar de cantil - https://olive-drab.com/od_medical_other_waterpurif.php
  6. Halazone/C7H5Cl2NO4S - PubChem - https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/halazone#section=MeSH-Entry-Terms
  7. CDC (Centers for Disease Control and Prevention) - https://wwwnc.cdc.gov/
  8. EPA (United States Environmental Protection Agency) - https://www.epa.gov/
  9. CUIDADOS COM ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/cuidados_agua_consumo_humano_2011.pdf
  10. O que é para que serve e como usar Hipoclorito de Sódio - https://www.tuasaude.com/hipoclorito-de-sodio/
  11. Hidrosteril Bula - https://vdocuments.site/bula-hidrosteril.html
  12. Iodine as a drinking-water disinfectant(Iodo como desinfetante para água potável) - http://www.who.int/water_sanitation_health/publications/iodine-02032018.pdf
  13. Folheto Informativo-Informação para o utilizador da Tintura de Iodo INPHARMA Solução - http://www.inpharma.cv/uploads/.produtos/docs/93/Tintura%20de%20Iodo%20Inpharma%20solu%23U00e7%23U00e3o.pdf
  14. Iodopovidona - https://pt.wikipedia.org/wiki/Iodopovidona
  15. E-MILITAR - CLORIN-1MG - http://www.emilitar.com.br/clorin-1mg.html
  16. EMERGENCY DISINFECTION OF DRINKING WATER - https://www.epa.gov/ground-water-and-drinking-water/emergency-disinfection-drinking-water
  17. Como purificar a água para consumo em situações de emergência. E saiba mais sobre o incrível H2LifeTube !!! - http://www.oarquivo.com.br/variedades/qualidade-de-vida/3215-como-purificar-a-agua-para-consumo-em-situacoes-de-emergencia-e-saiba-mais-sobre-o-incrivel-h2lifetube.html

 

Hidratação


Definição

Hidratação essencialmente é a reposição de água no organismo, mantendo sua composição corporal. A água representa cerca de 60% do peso corporal de um adulto. A hidratação pode ser realizada por via oral ou intravenosa.
 
Segundo Burke (o.c.) na hidratação o fundamental de qualquer perda líquida, é que seja substituída por um volume adequado antes mesmos de se tentar corrigir as alterações eletrolíticas. Uma perda de líquidos que comprometa cerca de 20% do peso corporal pode ser fatal. Associado às funções da hidratação está a reposição de nutrientes à pacientes que não podem consumir alimentos por via bucal e a manutenção do acesso venoso em pacientes que venham necessitar de administração de medicamentos numa condição de internamento hospitalar.
 
IMPORTANTE:
Se você, algum familiar ou amigo apresentar três ou mais episódios de diarréia, em um intervalo de 24 horas, procure atendimento médico. Caso duas ou mais pessoas apresentem diarreia, náusea, vômito ou dor abdominal depois de comer e beber alimentos da mesma origem isso pode ser um surto. Por isso, notifique, imediatamente, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde
 
Sintomas da desidratação:
  • Cãibras;
  • Fadiga;
  • Elevação da frequência cardíaca;
  • Vertigens e tonturas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Alterações visuais e auditivas.

 
 

História

Recipientes

Cantil

Mochila de Hidratação

Garrafa Flexível

Caramanhola(Squeeze)

Limpeza e Desinfecção

 
 

Técnicas Purificação, Desinfecção & Filtragem

Dispositivos de purificação de água portáteis - melhor descritos como sistemas de tratamento de água de ponto de uso (Point of Use ? POU) e técnicas de desinfecção de água em campo - são unidades autônomas, geralmente manuseadas por entusiastas recreativos, militares, sobreviventes e pessoas sem acesso à água. fornecer serviços nos países em desenvolvimento para a purificação da água quando eles precisam obter água potável de fontes não tratadas (por exemplo, rios, lagos, lençóis freáticos etc.). Estes dispositivos e métodos pessoais visam tornar a água potável (ou seja, segura e palatável para fins de consumo - sem patógenos causadores de doenças ). Considere a aparência da água e filtre-a, se necessário. A desinfecção não funciona tão bem quando a água está turva ou colorida. Se a água estiver turva, deixe assentar e depois escorra a água limpa para outro vasilhame e despreze o resto que ficar no fundo do pote.
 
Nem o cloro (por exemplo, alvejante) nem o iodo isoladamente são considerados completamente eficazes contra o Cryptosporidium , embora sejam parcialmente eficazes contra o Giardia . O cloro é considerado um pouco melhor contra o último. Uma solução de campo mais completa que inclui desinfetantes químicos é primeiro filtrar a água, usando um filtro bombeado de cartucho cerâmico de 0,2 µm, seguido de tratamento com iodo ou cloro, filtrando assim Cryptosporidium, Giardia e a maioria das bactérias, juntamente com os vírus maiores, enquanto também usa desinfetante químico para tratar vírus e bactérias menores que o filtro não pode remover. Essa combinação também é potencialmente mais eficaz em alguns casos do que até mesmo usando desinfecção eletrônica portátil baseada em tratamento UV .
 

Calor

Fervura

O calor mata microrganismos causadores de doenças, com temperaturas e / ou duração mais altas exigidas para alguns patógenos. A esterilização da água (matando todos os contaminantes vivos) não é necessária para tornar a água segura para beber; só é necessário tornar os patógenos entéricos (intestinais) inofensivos. A ebulição não remove a maioria dos poluentes e não deixa nenhuma proteção residual.
 
A OMS afirma trazer água para ferver, então o resfriamento natural é suficiente para inativar bactérias, vírus e protozoários patogênicos.
 
O CDC recomenda ferver por um minuto. Em altitudes elevadas, porém, o ponto de ebulição da água cai. Em altitudes superiores a 2000 metros, a ebulição deve continuar por 3 minutos.
 
Todos os patógenos bacterianos são rapidamente mortos acima de 60 ° C, portanto, Os protozoários de Encysted podem exigir temperaturas mais altas para remover qualquer risco.
 
Embora a fervura não seja necessária para tornar a água potável e nem às vezes é suficiente, o tempo necessário para aquecer a água é geralmente suficiente para reduzir as concentrações bacterianas a níveis seguros. Para que haja essa redução são necessárias temperaturas acima de 63ºC por no mínimo 30 minutos. Alguns patógenos como o do botulismo necessitam de temperaturas superiores a 118ºC. As temperaturas mais altas podem ser alcançadas usando panela de pressão. Combinando o uso do calor como a luz ultravioleta (UV), como o método SODIS , reduz-se a temperatura e duração da fervura necessárias.
 
No Brasil, a orientação do Ministério da Saúde é ferver a água por 3 minutos. Lembre que a fervura inicia quando a agua atinge seu ponto de ebulição.
 

 

Destilação Solar

A destilação solar depende da luz solar para aquecer e evaporar a água a ser purificada, que então se condensa e escorre para um recipiente. Em teoria, uma detilação solar (condensação) ainda remove todos os patógenos, sais, metais e a maioria dos produtos químicos, mas na prática de campo a falta de componentes limpos, fácil contato com a sujeira, construção improvisada e perturbações resultam em água mais limpa e contaminada.
 
Vantagens e Desvantagens da Destilação Solar
 
Pontos positivos:
  • Fácil de usar, simples de fazer e custo de manutenção baixo;
  • Combustível usado sem custo, de livre acesso, silencioso e não poluente (Radiação solar);
  • Alta eficiência na remoção de poluentes, superiores a 90%, se manipulado adequadamente;
  • Um destilador bem operado, produzirá água livre de sais e contaminações microbiológicas;
  • Se construído com um bom isolamento térmico, a produção de água destilada poderá ocorrer também no período noturno;
  • Destiladores de tamanho pequeno e portáteis, são de fácil fabricação e podem ser usados em situações de emergências;
Pontos negativos
  • Necessidade de limpeza periódica para remoção dos resíduos gerados no fundo do destilador, podendo reduzir o rendimento;
  • Produção de baixo volume de água;
  • Pequenas falhas na vedação, pode facilitar o vazamento de calor diminuindo significantemente a produção do destilador;
  • A evaporação natural se aplica às regiões de altos índices de insolação;
 
Como Construir um Destilador solar improvisado
  • Esta fantástica engenhoca pode extrair até um litro e meio de água pura em 24hs!
  1. Cave um buraco em forma de cilindro, com mais ou menos um metro de diâmetro e 50cms de profundidade;
  2. No fundo, coloque uma lata, marmita, panela ou outro objeto capaz de reter a água;
  3. Dentro do buraco, ponha alguns pedaços de madeira ou ramos verdes;
  4. Cubra inteiramente o buraco com uma folha de plástico fina;
  5. Use pedras para prender as bordas do plástico, para que ele não caia para dentro do buraco;
  6. Com cuidado, ponha uma pedra menor no centro do plástico, formando um bico em direção ao fundo do buraco. Este bico deve ficar exatamente sobre o recipiente que está no fundo. Mas, atenção: a folha de plástico não pode tocar nas paredes laterais do buraco!
  7. No final do dia, desmonte o aparelho, recolha a água e, em seguida, monte-o de novo;
  8. Este maravilhoso aparelho só dará certo em lugares abertos na mata, onde haja sol durante grande parte do dia.


 

Filtragem

Para o tratamento de água os filtros tem como principal função a remoção de partículas responsáveis pela "cor" e "tubidez", pois estas características da água reduzem a eficácia da etapa de desinfecção. Quanto menor a porosidade de um filtro mais eficiente ele se torna para "reter" alguns dos microorganismos patógenos.
 
Como técnica auxiliar no processo de filtragem por vezes é recomendado que se realize a decantação antes da filtração. O processo de decantação baseia-se em deixar a mistura em repouso por algum tempo. Com isso, as impurezas depositam-se ao fundo do recipiente, ou seja, elas sedimentam, diminuindo a turbidez da água. Assim, basta realizar uma decantação para separar o barro da água. A decantação consiste em simplesmente transferir com cuidado o líquido que ficou na parte de cima para outro recipiente. Esse processo é ilustrado na imagem a seguir:


Observe que a sifonação é um tipo de decantação, e é realizada com o uso de um sifão ou uma mangueira que faz a sucção da parte líquida, transferindo-a para outro recipiente. Para fazer a sifonação o recipiente com a mistura a ser separada deve ficar mais alto do que o recipiente que vai receber a agua limpa. Assim, com uma mangueira cheia com água limpa, com od dedo feche as duas pontas. Coloque uma das pontas dentro da água decantada e solte esta ponta da mangueira. Em seguida, coloque a outra ponta no recipiente vazio e e abra a ponta da mangueira.
 

Adsorção de Carvão Ativado

A filtragem granular de carvão ativado utiliza uma forma de carvão ativado com alta área superficial e adsorve muitos compostos, incluindo muitos compostos tóxicos . A passagem de água através de carvão ativado é comumente usada em conjunto com filtros bombeados manualmente para tratar contaminação orgânica , gosto ou odores desagradáveis.
 
Os filtros de carvão ativado geralmente não são usados como técnicas primárias de purificação de dispositivos de purificação de água portáteis, mas sim como meios secundários para complementar outra técnica de purificação.
 
É mais comumente implementado para pré ou pós-filtragem, em uma etapa separada da filtragem de cerâmica, em qualquer um dos casos sendo implementada antes da adição de desinfetantes químicos usados para controlar bactérias ou vírus que os filtros não podem remover.
 
O carvão ativado pode remover o cloro da água tratada, removendo qualquer proteção residual que permaneça na água protegendo contra patógenos, e não deve, em geral, ser usado sem cuidadosa reflexão após os tratamentos de desinfecção química no processamento de purificação de água portátil.
 
Os filtros de cerâmica / núcleo de carbono com um tamanho de poro de 0,5 µm ou menor são excelentes para remover bactérias e cistos e, ao mesmo tempo, remover produtos químicos.
 

Filtros de Bomba Portátil

Estão disponíveis comercialmente com filtros cerâmicos que filtram de 5.000 a 50.000 litros por cartucho, removendo patógenos até a faixa de 0,2 a 0,3 micrômetro (µm). Alguns também utilizam filtragem de carvão ativado. A maioria dos filtros deste tipo remove a maioria das bactérias e protozoários, como Cryptosporidium e Giardia lamblia, mas não os vírus, exceto os maiores diâmetros de 0,3 µm ou maiores, então a desinfecção por produtos químicos ou luz ultravioleta ainda é necessária após a filtração. Vale a pena notar que nem todas as bactérias são removidas por filtros de bomba de 0,2 µm; por exemplo, filamentos de Leptospira spp. (que pode causar leptospirose) são finos o suficiente para passar por um filtro de 0,2 µm.
 
Aditivos químicos eficazes para tratar deficiências nos filtros de bombas incluem cloro, dióxido de cloro, iodo e hipoclorito de sódio (água sanitária). Existem no mercado polímeros e filtros cerâmicos que incorporam o pós-tratamento com iodo nos seus elementos filtrantes para matar os vírus e as bactérias menores que não podem ser filtradas, mas a maioria desapareceu devido ao gosto desagradável transmitido à água, bem como possíveis efeitos adversos à saúde quando o iodo é ingerido por períodos prolongados.
 
Enquanto os elementos de filtração podem fazer um excelente trabalho de remover a maioria das bactérias e fungos contaminantes da água potável quando novos, os elementos em si podem se tornar locais de colonização. Nos últimos anos, alguns filtros foram melhorados pela ligação de nanopartículas de metal de prata ao elemento cerâmico e / ou ao carvão ativado para suprimir o crescimento de patógenos.
 
Filtros de osmose reversa pequenos, bombeados manualmente foram originalmente desenvolvidos para os militares no final da década de 1980 para uso como equipamento de sobrevivência, por exemplo, para serem incluídos com jangadas infláveis em aeronaves. Versões civis estão disponíveis. Em vez de usar a pressão estática de uma linha de abastecimento de água para forçar a água através do filtro, a pressão é fornecida por uma bomba manual, similar em função e aparência à pistola de graxa de um mecânico. Esses dispositivos podem gerar água potável a partir da água do mar.
 

MiniSawer®
LifeStraw®
Características:



  • Peso do filtro: 56 gramas
  • Dimensões: 14cm x Ø4cm;
  • Material: Plástico e Fibra oca;
 
 
  • Capacidade de filtragem: 370.000 litros
  • Conteúdo: 1 Filtro Mini Sawyer, 1 Bolsa de água (squeeze flexível de 470ml), 1 canudo (16 cm) e 1 Seringa para limpeza
  • Peso do filtro: 45 gramas
  • Dimensões: 22cm x Ø3cm
  • Material: Poliestireno de alto impacto e Resina Halogenada+Carbono granular ativado (impregnado de prata)
  • Capacidade de filtragem: 4.000 litros
 
  • Conteúdo: 1 Filtro Lifestraw
 
 
 
 
Generalidades:



  • Apenas UM DOS LADOS do filtro MINI Sawyer possui ROSCA para ser parafusado em garrafas PET ou squeezes. ATENÇÃO: É POR ESTE LADO QUE DEVE ENTRAR A ÁGUA A SER PURIFICADA.
 
  • O filtro MINI Sawyer pode ser utilizado de ínúmeras maneiras diferentes. Em combinação com mochilas de hidratação (acoplado a mangueira do equipamento), fixado em garrafas PET ou squeezes ou diretamente pela boca, utilizando assim a mangueira prolongadora que acompanha o produto.
 
  • Os filtros MINI Sawyer de tempos em tempos podem sofrer um decréscimo na velocidade de filtragem das águas. Isto acontece porque as partículas que foram filtradas vão bloqueando o fluxo natural do dispositivo. A manutenção e prevenção do filtro é extremamente simples e para isto basta aplicar um pouco de água filtrada pelo próprio equipamento no sentido contrário do processo. Utilize a seringa que acompanha o kit para executar este procedimento.
  • Prepare o filtro abrindo a tampa inferior e deixando o dispositivo na água por 20 segundos. Abra a tampa superior e dê 5 goles fortes rapidamente fazendo a água fluir. Sopre através do seu LifeStraw® regularmente após beber, para manter o filtro limpo e evitar entupimentos. Feche as duas tampas quando não estiver em uso. Verifique seu equipamento antes de sair! Repita os passos acima para conferir a funcionabilidade do equipamento. Está com baixo fluxo? Sopre pelo bico para eliminar possíveis bolhas de ar na membrana.
 
  • A eficácia do LifeStraw® pode ser limitada devido a condições ambientais ou de higiene que poderia contribuir para a recontaminação da água depois de passar pelo filtro interno de produtos. Essas condições incluem, entre outras:
  1. Manuseando o bocal com as mãos sujo ou contaminado.
  2. Falha em manter o bico limpo e a parte externa.
  3. Falha ao parar de usar o produto quando indicado nas recomendações do fabricante.
  4. Usando o filtro quando o plástico estiver rachado.
  5. Uso ou exposição a calor extremo (temperaturas superior a 60ºC) ou a temperaturas de congelamento (abaixo de OºC).
 
ATENÇÃO



  • Todas as vezes que for utilizar o MINI Sawyer descarte um pouquinho da primeira água filtrada. Este processo ajuda a manter o bico do filtro limpo evitando Contaminações acidentais.
  • O LifeStraw® não filtrará mais a água quando o produto chegou o fim de sua vida útil. A incapacidade de beber água através do LifeStraw® indica que o produto deve ser substituído.

 
 

Filtros Improvisados

Filtros de água podem ser fabricados utilizando-se de recursos naturais simples, como areia, pedras, carvão e fibras (sisal, pano limpo, toalha de papel, filtro de café, frutos de algodão,etc.), encontrados em abundância e facilmente no ambiente urbano e selvagem. Armazene a água filtrada em recipientes limpos com tampas. Filtros, muitas vezes quando utilizados por soldados e entusiastas do ar livre, fazem pouco, ou nada, para diminuir germes e outros contaminantes prejudiciais, podendo ter uma falsa sensação de segurança de que a água assim produzida está potável. A água processada através de um filtro improvisado deve passar por processamento secundário, como a fervura, para torná-lo seguro para o consumo. Devido ao seu baixo custo, eles podem ser feitos e usados por qualquer pessoa. A confiabilidade do processamento da água por estes filtros é altamente variável, depende dos materiais utilizados, da qualidade da água e do processo de fabricação.
 
Como fazer um filtro improvisado:
Algumas informações importantes a considerar antes de começar a confeccionar o filtro:
  1. Reduza o risco de contaminação por compostos químicos, colete os recursos para fazer o filtro de preferência longe das fontes de água e leito de rios e lagoas. Se as aguas estiverem contaminadas, a areia e os fragmentos de rocha também estarão;
  2. Se possível faça madeira carbonizada(carvão feito por queima indireta da madeira), será mais porosa do que o carvão simples da fogueira. Se usar carvão da fogueira, tenha certeza que esta fogueira tenha queimado nada que não tenha sido madeira. A queima de plásticos, papéis, etc, pode transferir contaminantes para o carvão;
  3. Escolha recipiente livre de contaminantes químicos, como frascos de inseticidas, fertilizantes, tanques de combustível, etc.
  4. A areia tem por finalidade a remoção de partículas sólidas. Enquanto que o carvão é responsável pela remoção de odores, gosto, cor e dependendo da irregularidade e do tamanho do grão podem remover parcialmente alguns tipos de bactérias e parasitas.
  5. Lembre de que 50% a 70% do volume do recipiente deve ser ocupado com a água a ser filtrada. O "peso" da coluna de água, aumenta a velocidade de filtragem.
 
Instruções de construção
1ª Camada: Escolha o recipiente adequado e faça um furo na sua Base para a coleta de água. Agora coloque um pedaço de fibra sobre o orifício feito, isto evita que parte do conteúdo da próxima camada saia por este orifício.
 
2ª Camada: Colocar carvão pulverizado, e preferencia, na ultima camada. Colocar aproximadamente 1 a 2 dedos (cerca de 1cm a 2cm, veja segmento A da figura abaixo).
 
3ª Camada: Esta camada deve ser usado areia, quanto mais fina melhor. Colocar aproximadamente 2 a 3 dedos (cerca de 4cm a 6cm, veja segmento B da figura abaixo).
 
4ª Camada: Por fim coloque aproximadamente 2-3 dedos (cerca de 5cm a 7cm, veja segmento C da figura abaixo), de fragmentos de rocha. Pode dividir esta camada em duas, se for usar dois diferentes tamanhos de fragmentos de rocha. Exemplos de materiais a serem usados: Pedregulhos, cascalho, seixos ou bolas de barro cozida.
OBS:De acordo com uma norma da ABNT, a NBR 6502 sobre Rochas e solos - Terminologia de 1995, define-se pedregulho como solo formado por minerais ou partículas de rocha, com diâmetro compreendido entre 2,0 mm até 60 mm que, quando arredondados ou semi-arredondados, são denominados de cascalho ou seixo.
 
OBS:As camadas podem ser invertidas ou repetidas, conforme a necessidade ou a técnica empregada.
IMPORTANTE
 
Cada camada individalmente não é eficiente sozinha. A filtração permite que a água se torne límpida, com sabor e odor mais agradáveis. Porém, não é suficiente para garantir a potabilidade da água, pois parte dos micróbios é capaz de ultrapassar as camadas de areia dos filtros.

 




Filtro com algodão + carvão pulverizado + 2 tipos diferentes de areia + Pedregulhos/Seixos. A própria mão como unidade de medida para determinar a espessura das camadas. Filtro com carvão triturado em pequenos pedaços + 2 camadas da mesma areia + 2 camadas de Pedregulhos/Seixos.

 
 

Cloro

Halazona®


Nome quimico
Sinônimo(s)
Fórmula química
ácido 4-diclorossulfamil benzóico
Ácido 4 - ((dicloroamino) sulfonil) benzóico;
Halazone; Pantocid; Halazon; Cloritines;
Pantocide; Pantosid; Pantotsid; Pentocid;
Zeptabs; Halazonum; Halazono;
4-(Dichlorosulfamoyl)benzoic Acid;
p-Sulfondichloramidobenzoic acid;
p-Carboxybenzenesulfondichloroamide;
Parasulfondichloramido benzoic acid;
4-(N,N-Dichlorosulfamoyl)benzoic acid;
p-(N,N-Dichlorosulfamyl)benzoic acid;
p-(N,N-Dichlorosulfamoyl)benzoic acid;
p-(Dichlorosulfamoyl)benzoic acid;
Benzoic acid, 4-[(dichloroamino)sulfonyl];
Benzoic acid, p-(dichlorosulfamoyl);
p-Dichlorosulfamoylbenzoic acid;
Benzoic acid, 4-((dichloroamino)sulfonyl);
4-[(dichloroamino)sulfonyl]benzoic acid;
4-(N.N-Dichlorosulfamoyl)benzoic acid;
Benzoic acid,4-[(dichloroamino)sulfonyl];
p-(N,N-Dichloro-Sulfamyl)Benzoic Acid;
p-(N,N-Dichlorosulfamyl)Benzoic Acid;.
C7H5Cl2NO4S

É um pó cristalino branco feito de um composto de cloro da família Benzenossulfonocloramidas ( N- clorobenzenossulfonamidas)
Ácidos sulfamoilbenzóicos . Transmite um forte sabor e cheiro de cloro à água. A halazona foi desenvolvida no início do século 20 e foi usada durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1940, os comprimidos de Halazone estavam disponíveis como tratamento de água.
Os comprimidos de halazona à base de cloro eram antigamente usados popularmente para a purificação de água portátil. O cloro na água é mais de três vezes mais eficaz como desinfetante contra Escherichia coli do que o iodo. Os comprimidos de halazona eram, portanto, comumente usados durante a Segunda Guerra Mundial por soldados americanos para purificação de água portátil, sendo inclusive incluídos em pacotes de acessórios para rações C até 1945.
 

INSTRUÇÕES DE USO

Os comprimidos de halazona foram dimensionados de modo que dois comprimidos, dissolvidos em um cantil cheio, de cerca de 950ml, desinfetariam a água. A principal limitação dos comprimidos de halazona foi a vida útil muito curta dos frascos abertos, tipicamente 3 dias ou menos, ao contrário dos comprimidos à base de iodo, que têm uma vida útil útil de 3 meses.

 

Clor·in®


Nome quimico
Sinônimo(s)
Fórmula química
Dicloroisocianurato de sódio
Dicloro-S-Triazinetrione de Sódio; Troclosene sodium; Ácido dicloro-iso-Cianúrico; Dicloro-iso-Cianurato de Sódio
NaCl2(NCO)3x2H2O

Os isocianuratos clorados são derivados do ácido cianúrico, descritos como trionina s-triazina clorada. Existem três composições químicas primárias de isocianuratos clorados: (1) ácido tricloroisocianúrico (TCCA) (Cl3(NCO)3), (2) dicloroisocianurato de sódio (diidrato) (NaCl2(NCO)3X2H2O), e (3) dicloroisocianurato de sódio (anidro) (NaCl2(NCO)3).
 
Este princípio ativo é um sal clorado (isocianurato clorado) granulado, disponíveis em pó, granular, sólido(pastilhas e comprimidos). Possui duas moléculas de cloro e substitui os hipocloritos. Teor de cloro ativo: 1,0%
 
Não forma substâncias cancerígenas como os hipocloritos, e conforme seu registro na ANVISA, pode ser utilizado para a desinfecção de:
  1. Água para consumo humano;
  2. Água para piscinas;
  3. Desinfecção de alimentos;
  4. Higienização de ambientes.
 

INSTRUÇÕES DE USO

  1. Colocar uma pastilha em recipiente contendo de 500 ml a 1 litro de água.
  2. Aguardar 30 minutos antes de consumir.
 
Vantagens de uso: Recomendado para as ocasiões onde haja falta de segurança ou dúvidas sobre a qualidade da água, tornando potável águas provenientes de poços, chuva, riachos, mananciais e até mesmo água parada; eficácia comprovada contra os principais microrganismos transmissores de doenças; totalmente seguro e inócuo à saúde humana e animal; fácil de usar, transportar e armazenar. Estabilidade e rendimento superiores aos hipocloritos; ideal para uso em atividades externas como caminhadas, camping, ecoturismo, atividades náuticas e esportivas e para o uso doméstico regular como forma de garantir a saúde da família; utilizado em kits de programas de ajuda humanitária em casos de enchentes ou catástrofes climáticas; princípio ativo aprovado pela Organização Mundial da Saúde, Fundação Nacional da Ciência, Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, entre outras organizações internacionais e nacionais.
 
OBS1:Os comprimidos de cloro são mais eficientes e estáveis para a desinfecção da água do que a água sanitária ( hipoclorito de sódio ), pois a versão líquida tende a degradar-se com o tempo, mesmo na prateleira dos supermercados, e a dar resultados não preconizados.
OBS2:Consulte o site da ANVISA, e veja se o produto possui registro e qual a finalidade descrita no registro. Por exemplo, não se deve utilizar um produto registrado para tratamento de água para piscina, em tratamento de água para consumo humano, assim como um produto para água de consumo humano, não deve ser utilizado para higienização de alimentos. Não pode ser chamado de orgânico, pois seu processo de produção é industrial, mas existe um produto que possui certidão de orgânicos, chamado Clor·in®.

 
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e Population Services International (PSI) promovem um produto similar (uma solução de hipoclorito de sódio a 0,5% - 1,5%) como parte de sua estratégia Safe Water System (SWS). O produto é vendido nos países em desenvolvimento sob marcas locais, especificamente para desinfetar a água potável.
 

Hipoclorito de Cálcio Granulado


Nome quimico
Sinônimo(s)
Fórmula química
Hipoclorito de Cálcio Hidratado
Cal Clorada; Hipoclorito de Cálcio.
(Ca(ClO)2)

CARACTERÍSTICAS: Pó branco ou granulado.
APLICAÇÕES: Utilizado no tratamento de piscinas, higienização de ambientes, entre outros.
MANUSEIO E ESTOCAGEM: Armazenar em local fresco, seco e bem ventilado. Manter longe do calor, faíscas, chamas, luz solar direta e outras fontes de calor, inclusive cigarros.
RISCOS À SAÚDE: Evitar contato com os olhos, pele ou roupa.
 

INSTRUÇÕES DE USO

  1. O primeiro passo é fazer uma Solução de Cloro que você vai usar para desinfetar sua água. Para sua segurança, faça-o em uma área ventilada e use proteção para os olhos.
  2. Adicione uma colher de chá cheia (aprox. ¼ onça, aproximadamente igual a 7 gramas) de hipoclorito de cálcio granular de alto teste (HTH) a dois galões(aproximadamente igual a 7,5 litros) de água e mexa até que as partículas se dissolvam. A mistura irá produzir uma Solução de Cloro de aproximadamente 500 miligramas por litro.
  3. Para desinfetar a água, adicione uma parte da solução de cloro a cada 100 partes de água que você está tratando. Isso é aproximadamente o mesmo que adicionar 16 onças (aproximadamente a 470ml) da Solução de Cloro a 12,5 galões de água (aproximadamente a 47 litros).
  4. Se o sabor do cloro for muito forte, coloque a água de um recipiente limpo em outro e deixe repousar por algumas horas antes de usá-lo.
CUIDADO:
O HTH é um oxidante muito poderoso. Siga as instruções no rótulo para manuseio seguro e armazenamento deste produto químico.

 

 
OBS:Existe diferença entre os valores da "Onça líquida(americana)" para Onça. A primeira trata-se de medida de volume equivalente a 29,5735 mililitros e a segunda é referente a medida de massa, na qual equivale a 28,3495 gramas. "Um galão americano" equivale a 3,78541 litros. Considerando que as informações foram tiradas de documento emitido pela Agencia de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, não confunda com as unidades de medida praticadas no Reino Unido.

 

Hipoclorito de Sódio

O hipoclorito de sódio é utilizado como desinfetante, sendo também utilizado para purificar a água para uso e consumo humano. O hipoclorito de sódio também é encontrado na água sanitária, que é vendida em solução de 2,0 a 2,5% de hipoclorito de sódio.
Para purificar a água para consumo humano recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de água sanitária para cada 1 litro de água. Essa solução deve ser guardada dentro de um recipiente não transparente, como um pote de barro ou uma garrafa térmica, por exemplo. É importante manter o recipiente tapado e esperar 30 minutos após pingar as gotinhas para consumir a água. Este tempo é necessário para que o desinfetante faça efeito, matando todos os microrganismos. Lembre de desinfetar os recipientes para armazenar alimentos e água antes de usá-los.
 
Procedimentos para higienização com hipoclorito de sódio (2,5%) em situações de emergência
  1. Durante uma enchente, é possível que a água e os alimentos não estejam em condições adequadas para consumo, exigindo-se, desta forma, procedimentos básicos para garantir sua qualidade.
  2. Para não se contaminar com água de enchente ou lama no momento da limpeza, utilize equipamentos de proteção individual (botas, luvas, máscara). Botas e luvas podem ser substituídas por sacos plásticos e a máscara por pano ou lenço limpo.
  3. Utilize hipoclorito de sódio (2,5%) para as atividades de higienização.
  4. Leia e siga as instruções da tabela do panfleto abaixo CUIDADOS COM ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO, do Ministério da Saúde. (O link do panfleto encontra-se nas Referências.)
  5. Nunca misture hipoclorito de sódio (2,5%) com amoníaco, nem com outros produtos de limpeza.
 

 

Hidrosteril®


Nome quimico
Solução contendo:
Cloro ativo 8,0mg/ml
+Permanganato de Potássio 0,1mg/ml
+Água deionizada qsp 1ml

Pode ser utilizado para a desinfecção de:
  1. Água para consumo humano;
  2. Desinfecção de alimentos;
  3. Higienização de utensílios.
 
OBS:O fabricante promete a esterilização na descrição de sua bula, mas o conceito de esterilização é a ausência total de qualquer microrganismo, enquanto a desinfecção tem por objetivo reduzir a quantidade de microrganismos a níveis mais seguros, não garantindo portanto a eliminação total destes, restando apenas os mais resistentes que são eliminados apenas com o processamento em equipamentos especiais que utilizam pressão e calor, como ocorre com uma "panela de pressão" por exemplo. O "cloro" NÃO possui a capacidade de esterilizar de forma eficiente, é indicado como saneante ou desinfetante, conforme explicado no link abaixo(slide nº29).

 

Abaixo está o Modo de usar indicado pelo fabricante.

Água para beber
1 gota para cada litro de água. Aguarde 3 minutos e utilize normalmente.
Frutas, verduras e legumes Antes de realizar a desinfecção lave bem os alimentos removendo todo tipo de sujeira visível. Coloque os alimentos em um recipiente NÃO metálico e cubra-os com água adicionando 10 gotas para cada litro de agua em que os alimentos estão imersos. Aguarde 10 minutos e utilize-os normalmente sem lavá-los para não correr o risco de recontaminá-los.
Mamadeiras,chupetas e utensílios do bebê e "mascaras de nebulização" Lave bem removendo todo tipo de sujeira visível e resíduos. Coloque os utensílios e acessórios em um recipiente NÃO metálico e cubra-os com água adicionando 10 gotas para cada litro de agua em que estes estão imersos. Aguarde 10 minutos e utilize-os normalmente sem lavá-los para não correr o risco de recontaminá-los.

Precauções: Não oferece risco a saúde, mesmo que ingerido em quantidades maiores que as indicadas. Entretanto, o produto pode causar manchas em roupas de tecidos não sintéticos como o algodão, se não for lavado imediatamente após o contato.


 

Iodo

Os produtos de desinfecção à base de iodo disponíveis hoje podem ser divididos em duas categorias; soluções de iodo e resinas de iodo. Trataremos aqui sobre as soluções de iodo por serem "mais fáceis" de serem encontradas por leigos e profissionais da saúde, na indústria brasileira.
 
O Iodo mata bactérias e vírus. Alguns protozoários como a Cryptosporidium são resistentes ao iodo. Por isso, não deve ser o único meio de tratamento, sendo bastante eficiente quando usado junto com o uso de filtros. Para usar o iodo da maneira mais eficaz como desinfetante, o pH deve estar próximo de neutro a levemente alcalino (pH 7 a 7,5). No geral, a eficácia da desinfecção do iodo não é tão fortemente influenciada pelo pH quanto o cloro.
 
Utilize doses mais baixa em água limpa e morna ( >15ºC ), e doses mais altas em água muito fria ou turva. Permita até 40 min de tempo de contato adicional para a inativação de cistos de Giardia em águas mais frias ( <5ºC ), Águas mais frias e/ou escuras pedem uma concentração maior de iodo e mais tempo para fazer efeito.
 
Grávidas e pessoas com problemas de tireóide não devem usar este método. Para a maioria das pessoas, o risco é pequeno se usado apenas durante duas ou três semanas continuamente.
 
 

Nome quimico
Sinônimo(s)
Fórmula química
Uso recomendado
por litro de água
Hidroperiodeto de tetraglicina(Comprimidos de iodo)

C32H84I14N16O32
1) Diluir 1 comprimido. Ou 2 comprimidos se àgua for turva ou corada
2) Mexa e deixe a água descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.
1-etil-2-Pirrolidinona, homopolímero, composto com iodo 10% Iodopovidona; Povidona-iodo(PVPI). C6H9I2NO 1) Diluir 7 gotas. Ou 14 gotas se àgua turva ou corada.
2) Mexa e deixe a água descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.
1g de Iodo
+2g de Iodeto de potássio
+100ml de etanol
Tintura de Iodo 2% I+KI+C2H5OH 1) Diluir 5 gotas. Ou 10 gotas se àgua turva ou corada.
2) Mexa e deixe a água descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.


 

Radiação

SODIS (Solar Water Desinfection)

Na desinfecção solar da água ( SODIS ), os micróbios são destruídos pela temperatura e pela radiação UVA fornecida pelo sol . A água é colocada em uma garrafa plástica PET transparente ou em um saco plástico, oxigene-a agitando as garrafas tampadas parcialmente cheias antes de enchê-las até o final e deixe ao sol de 6 a 24 horas sobre uma superfície refletora. Esta técnica não funciona em águas turvas.

Luz UV

 
 

Comparação entre os metodos



Adsorção
Cloração
Destilação
Fervura
Filtragem
Iodação
Radiação
Remove
Microorganismos
Patogênicos

Sim
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Sim
Remoção de Particulas Sim Não Sim Não Sim Não Não
Remoção de Poluentes Sim, parcialmente Não Sim, depende dos
materiais usados
no destilador
Não Não Não Não
Proteção Residual Não Sim Não Não Não Sim Não

 

Dicas

Dica água gelada por maior tempo na Mochila de Hidratação

 


Referências

  1. Hidratação - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidratação
  2. Tintura de Iodo - https://pt.wikipedia.org/wiki/Tintura_de_iodo
  3. Isocianuratos Clorados da República Popular da China: Pedido de Direitos Compensatórios - Um aviso da Administração do Comércio Internacional de 13/11/2014 - https://www.federalregister.gov/documents/2014/11/13/2014-26795/chlorinated-isocyanurates-from-the-peoples-republic-of-china-countervailing-duty-order
  4. O que é dichloro -s-triazinetrione de sódio? - Yahoo Respostas - https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130316075052AAcEVM1&guccounter=1
  5. Comprimidos militares da purificação de água militar de cantil - https://olive-drab.com/od_medical_other_waterpurif.php
  6. Halazone/C7H5Cl2NO4S - PubChem - https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/halazone#section=MeSH-Entry-Terms
  7. CDC (Centers for Disease Control and Prevention) - https://wwwnc.cdc.gov/
  8. EPA (United States Environmental Protection Agency) - https://www.epa.gov/
  9. CUIDADOS COM ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/cuidados_agua_consumo_humano_2011.pdf
  10. O que é para que serve e como usar Hipoclorito de Sódio - https://www.tuasaude.com/hipoclorito-de-sodio/
  11. Hidrosteril Bula - https://vdocuments.site/bula-hidrosteril.html
  12. Iodine as a drinking-water disinfectant(Iodo como desinfetante para água potável) - http://www.who.int/water_sanitation_health/publications/iodine-02032018.pdf
  13. Folheto Informativo-Informação para o utilizador da Tintura de Iodo INPHARMA Solução - http://www.inpharma.cv/uploads/.produtos/docs/93/Tintura%20de%20Iodo%20Inpharma%20solu%23U00e7%23U00e3o.pdf
  14. Iodopovidona - https://pt.wikipedia.org/wiki/Iodopovidona
  15. E-MILITAR - CLORIN-1MG - http://www.emilitar.com.br/clorin-1mg.html
  16. EMERGENCY DISINFECTION OF DRINKING WATER - https://www.epa.gov/ground-water-and-drinking-water/emergency-disinfection-drinking-water
  17. Como purificar a água para consumo em situações de emergência. E saiba mais sobre o incrível H2LifeTube !!! - http://www.oarquivo.com.br/variedades/qualidade-de-vida/3215-como-purificar-a-agua-para-consumo-em-situacoes-de-emergencia-e-saiba-mais-sobre-o-incrivel-h2lifetube.html

 
Conteúdo retirado do site mda.wiki.br.
Consulte este artigo no link: https://mda.wiki.br/Hidratação/