Joseph Waggoner
Embora sendo um homem com pouca educação formal, J. H. Waggoner era um gigante em realizações literárias, mestre de grego e hebreu, teólogo educado, um editor realizado, um pioneiro em reforma da saúde e liberdade religiosa, e uma fortaleza como pioneiro na mensagem final da verdade.
Quando Waggoner ouviu pela primeira vez a mensagem adventista em dezembro, 1851, era o editor e publicador de um jornal político. Evidentemente Waggoner duvidou que ele pudesse ser salvo, porque ele não fez parte do movimento de 1844. Ellen White o encorajou a esperar em Deus e a dar seu coração completamente a Jesus, o que ele fez então em 1852. Ele lançou os seus charutos no fogão no dia em que aceitou o Sábado sagrado, e ele juntou-se a José Bates como um forte advogado da vida temperante.
Por volta de 1853, Waggoner dedicou a sua vida sem reservas à propagação da mensagem Adventista. Tendo aprendido o ofício de publicação ainda moço na Pennsylvania e Illinois, seus talentos foram empregados muitas vezes em tarefas editoriais. Como Tiago White , ele se tornou editor do jornal Signs of the Times e foi o primeiro editor do jornal Pacific Health e the American Sentinel (um jornal sobre liberdade religiosa).